03
outubro
01 :28 AM / Saúde / 0 Comments

Você já comprou algum creme de lavanda ou alfazema? Já experimentou o chá dessa erva? Você sabia que ela é um tranquilizante e anti-inflamatório natural?

As lavandas ( popularmente conhecidas como alfazemas) são plantas do gênero lavanda, filo Magnoliophyta, da família Lamiaceae. São pequenos arbustos, perenes e que podem ser utilizados para usos ornamentais.

A alfazema ou lavanda tem propriedades analgésica, antidepressiva, anti-inflamatória, anti-séptica e pode ser utilizada inclusive como repelente. Ela combate a anemia, resfriado e gripe principalmente se seu uso for associado ao gengibre. Excelente tônico para sinusite e tosse. Para quem gosta de colocar aromatizantes na casa, o aroma de lavanda é refrescante e ajuda a limpar o ar. Temos vários produtos com o uso dessa planta, confira nossa linha que tem a lavanda como ingrediente principal.

DICA: Fazendo chá de lavanda.

O chá de Alfazema é ótimo para tratar problemas de má digestão, irritações no estômago, enxaquecas, espasmo e asma bronquica e pode ser preparado do seguinte modo:

Ingredientes:

•70 g de flores de Alfazema;

•1 L de água fervente.

Modo de Preparo: 

Numa panela, quando a água estiver a ferver adicionar as flores de Alfazema e deixar ferver durante 5 minutos. Passado esse tempo, retirar do fogo e deixar repousar durante 10 minutos, coando sempre antes de beber.

 

para-que-servem-as-flores-de-alfazema-3-640-427
Além disso, devido ás suas propriedades calmantes o óleo essencial também pode ser utilizado para tratar picadas de insectos,sendo para isso recomendado que passe 1 a 2 gotas de óleo sobre a picada.

 

Efeitos colaterais da Alfazema

O principal efeito colateral da Alfazema é a sonolência, devido ás suas propriedades relaxantes e calmantes, mas isto apenas se verifica quando esta é ingerida em excesso.

 

11novembro
rodrigo / Bem Estar / 0 Comments
11novembro
rodrigo / Blog / 0 Comments

Leave a reply

× Como podemos ajudar?